Macrowikinomics Murmuration

Reflexões sobre o movimento sincronizado, dinâmico e complexo de milhares torvelinhos, chamado de “murmuration” por causa do barulho que fazem milhares de asas batendo juntas, e sua relação com os princípios operacionais semelhantes ao da era da colaboração na Internet. O vídeo faz referência ao livro Macrowikinomics (2007) de Don Tapscott que mostra que através da colaboração em massa, os indivíduos criam uma gama de bens e serviços gratuitos e de código aberto que qualquer um pode utilizar ou modificar. Dessa forma,  podem se produzir novos programas de TV, sequenciar o genoma humano, remixar músicas favoritas, elaborar softwares, descobrir curas para doenças, editar textos, etc.

Aqui ficam suas perguntas:

Seria possível, com todo mundo conectado globalmente através da plataforma digital, começar a compartilhar não só informações, mas também a capacidade de lembrar e processar informação ou mesmo de pensar? Isto é só uma analogia ou nós consideramos as redes da Internet como as redes neurais do cérebro que conectam os seres humanos para criar algo fundamentalmente novo?

Agora talvez seja possível, com ajuda das tecnologias modernas, que as organizações e até a sociedade em geral compartilhem perspectivas e até algum tipo de consciência, um estado de atenção, de estar informado, engajado, comprometido. Alguma forma de nova consciência e de interconectividade aliadas à capacidade de aprender dinamicamente poderia ser a chave para a reconstrução de instituições que falharam, usando a web como uma plataforma global para a colaboração?

Se a rede puder acelerar o metabolismo de nossa colaboração, para um novo tipo de pensamento compartilhado, uma nova forma de aprendizagem, isto poderia ser aplicado dentro e entre as organizações para melhor inovar, para criar prosperidade e melhor desenvolver a sociedade?

 

 

 

Anúncios

Sobre abax

Esse blog foi feito para refletir sobre como as novas tecnologias da comunicação e da informação da Internet - aqui chamadas de Tecnologias Interativas - podem ajudar o homem a estar no mundo e a fazer Ciência no século XXI? Interesses: Interação-homem-máquina Cognição Construção do conhecimento científico Ferramentas Interativas da Internet

Tem algo para dizer?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Conexão África

Um blog dedicado à musica africana: uma viagem pelo continente africano, sua diversidade e sua riqueza (Rádio Kaxinawá - FM 100.1)

Blog da Boitempo

Aqui você pode encontrar informações dos livros e eventos realizados pela editora Boitempo. E, principalmente, pode interagir e ajudar na construção da editora que ousou ter uma cara e conquistou seu espaço produzindo livros de qualidade

Bernard Thomasson

journaliste, écrivain, voyageur, marathonien

Júlio Hermann

Brazilian writer and journalist.

sonia hirsch

jornalista e escritora focada em promoção da saúde

Innovations in Scholarly Communication

Changing Research Workflows

Sociologia Associativa

Laboratório de Sociologia dos Processos de Associação (LaSPA)

Entendendo o Corpo e a Dor by Tati Pilates

Por que a dor aparece? O que ela quer nos dizer? Como posso me curar?

compartilhandohistorias

Just another WordPress.com site

Naiara Bertão

Portfólio e insights da jornalista Naiara Bertão

Revolução dos Índigos e Cristais

Eles estão chegando para ajudar na transformação social, educacional, familiar e espiritual de todo o planeta, independente das fronteiras e de classes sociais. São como catalisadores para desencadear as reações necessárias para as transformações. As pessoas despertas acordarão como de um sonho com seus centros de energia totalmente abertos, livres do véu do esquecimento, tanto pessoal quanto planetário, pertinentes à terceira dimensão. As pessoas começarão a se reconectar com suas origens e propósitos da alma, que é o retorno da Consciência Crística para o planeta. Um novo campo de percepção está disponível para aqueles que aprenderem a ver as coisas de uma outra forma.

#CódigoAbierto_CC

Tecnopolítica, cultura libre, redes, comunicación, postperiodismo. El blog de Bernardo Gutiérrez (@bernardosampa)

Centelha

Um pouco de vida

Pesquisa Educação

Renata Aquino, doutora em educação e tecnologia

TED Blog

The TED Blog shares interesting news about TED, TED Talks video, the TED Prize and more.

L:I.S.T.A

Laboratório de Pesquisas em Interações Sociotecnicoambientais

The Scholarly Kitchen

What’s Hot and Cooking In Scholarly Publishing

%d blogueiros gostam disto: