Espaços de leitura e acesso livre à informação

A Biblioteca-Parque Estadual, depois de 4 anos de reforma, reabriu as suas portas no final do mês de março deste ano. Nesse feriadão do mês de abril fui visitá-la. Vista de fora, toda branca, seus vidros deixavam imaginar o burburinho colorido do farfalhar de folhas e os tic tacs das teclas dos computadores. A entrada lateral, frente ao Campo de Santana, estava aberta e oferecia aos olhos desacostumados um patio com bicicletário, mesas de madeira e uma escultura de onde caia água. A entrada principal, em frente à Avenida Presidente Vargas, estava banhada de luz e convidava a todos a dar uma volta pelos seus 15 mil metros quadrados. Estava tudo muito diferente do que antes havia ali: um espaço fechado e pouco convidativo aos transeuntes e leitores. Agora, a luz banhava o local com seus pufs coloridos, espreguiçadeiras e cadeiras de madeira.
O Hall de entrada oferecia uma linda exposição sobre os 100 anos de Vinicius de Moraes com fotomontagem, letras impressas em papel A3 destacável e frases do poeta pintadas no muro. Tudo isso em meio ao acervo próprio da biblioteca e de todo o material que oferece. São vários computadores com acesso à Internet e televisores onde você pode assistir, em dupla, a algum filme do acervo. Tudo isso oferecido de forma gratuita e com acesso livre às estantes. Pensei eu naquele momento que estava entrando em uma filial da Bibliothèque Publique d’Information do Centro Georges Pompidou, em Paris (com a qual têm um convênio).

A biblioteca vale realmente a visita, seja para apreciar o espaço que oferece ou até mesmo para pegar um livro emprestado. Ela possui um teatro com 240 lugares, estúdio de gravação, espaço para leitores especiais, auditório com 90 lugares, biblioteca infantil, cafeteria.  Um verdadeiro espaço de convivência e cultura para todos.
Imagem
Imagem
Imagem
Saiba mais:
Anúncios

Sobre abax

Esse blog foi feito para refletir sobre como as novas tecnologias da comunicação e da informação da Internet - aqui chamadas de Tecnologias Interativas - podem ajudar o homem a estar no mundo e a fazer Ciência no século XXI? Interesses: Interação-homem-máquina Cognição Construção do conhecimento científico Ferramentas Interativas da Internet

Tem algo para dizer?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Conexão África

Um blog dedicado à musica africana: uma viagem pelo continente africano, sua diversidade e sua riqueza (Rádio Kaxinawá - FM 100.1)

Blog da Boitempo

Aqui você pode encontrar informações dos livros e eventos realizados pela editora Boitempo. E, principalmente, pode interagir e ajudar na construção da editora que ousou ter uma cara e conquistou seu espaço produzindo livros de qualidade

Bernard Thomasson

journaliste, écrivain, voyageur, marathonien

Júlio Hermann

Brazilian writer and journalist.

sonia hirsch

jornalista e escritora focada em promoção da saúde

Innovations in Scholarly Communication

Changing Research Workflows

Sociologia Associativa

Laboratório de Sociologia dos Processos de Associação (LaSPA)

Entendendo o Corpo e a Dor by Tati Pilates

Por que a dor aparece? O que ela quer nos dizer? Como posso me curar?

compartilhandohistorias

Just another WordPress.com site

Naiara Bertão

Portfólio e insights da jornalista Naiara Bertão

Revolução dos Índigos e Cristais

Eles estão chegando para ajudar na transformação social, educacional, familiar e espiritual de todo o planeta, independente das fronteiras e de classes sociais. São como catalisadores para desencadear as reações necessárias para as transformações. As pessoas despertas acordarão como de um sonho com seus centros de energia totalmente abertos, livres do véu do esquecimento, tanto pessoal quanto planetário, pertinentes à terceira dimensão. As pessoas começarão a se reconectar com suas origens e propósitos da alma, que é o retorno da Consciência Crística para o planeta. Um novo campo de percepção está disponível para aqueles que aprenderem a ver as coisas de uma outra forma.

#CódigoAbierto_CC

Tecnopolítica, cultura libre, redes, comunicación, postperiodismo. El blog de Bernardo Gutiérrez (@bernardosampa)

Centelha

Um pouco de vida

Pesquisa Educação

Renata Aquino, doutora em educação e tecnologia

TED Blog

The TED Blog shares interesting news about TED, TED Talks video, the TED Prize and more.

L:I.S.T.A

Laboratório de Pesquisas em Interações Sociotecnicoambientais

The Scholarly Kitchen

What’s Hot and Cooking In Scholarly Publishing

un blog, des blogs

Et le Metablog fut

%d blogueiros gostam disto: