Reflexões sobre a apresentação de meu Portfolio – PPGICS – 2014.1

portfolioNão pude escrever nada para apresentar às professoras como base para a apresentação de meu portfolio. Eu me encontrava ainda muito abalada pela perda recente de minha mãe. No entanto, quis estar presente para falar e apresentar alguma coisa e também para prestigiar os colegas e compartilhar a alegria e o fechamento de nosso primeiro período no PPGICS. Era também uma homenagem que fazia à minha mãe, Maria de Lourdes Santos.

Iniciei com a apresentação da minha página pessoal about.me/alessbx – site já conhecido dos professores e demais colegas. Antes disso, apresentei alguns livros de minha estante que estão mais próximos de mim nesse momento: “As estruturas das revoluções científicas”, de Thomas Kuhn, que guardo desde a época de minha graduação em Filosofia; “O homem pós-orgânico: corpo, subjetividade e tecnologias digitais”, de Paula Sibilia, livro que li quando desejava fazer doutorado na ECO/UFRJ; “Uma história social do conhecimento II: da enciclopédia à wikipedia”, de Peter Burke, no qual me inspirei para escrever meu anteprojeto de doutorado; e o último ensaio escrito por Michel Serres, um dos meus autores preferidos, chamado “Petite Poucette” onde reflete sobre as novas maneiras de ser e de estar no mundo depois que surgiram as novas tecnologias da comunicação e da informação, principalmente o telefone celular através do qual podemos ter tudo na palma da mão ou ao alcance do bolso. Citei também, embora não tenha trazido, o livro “Comunicação e Saúde”, de Araújo e Cardoso e toda a bibliografia indicada nos cursos que frequentamos.

Utilizo o site about.me desde o ano passado e para mim ele é um verdadeiro portfolio. Lá, eu insiro todos os links que frequento habitualmente e que dizem respeito à minha vida pessoal e acadêmica. Descobri, por exemplo, que podia indicar o endereço e consultar rapidamente o meu Lattes. Meu nome é muito comum para simplesmente dizer às pessoas “procure pelo meu nome no Lattes”, rs. Indico também que sou Bax, de Baixinha, meu apelido da época onde comecei a cantar em coro, lá pelos idos de 1980, e que uso até hoje. Na ferramenta “Soundclound” apresento um pouquinho do meu lado cantora solo. Além disso, deixo à mostra os links para as redes sociais que frequento (Instagram, Twitter, Linkedin, Facebook e Google +), realçando que a que utilizo mais, para fins acadêmicos, é o Twitter. Nele, compartilho assuntos ligados à minha pesquisa e também os posts que eventualmente escrevo aqui no blog do wordpress. Gosto do twitter porque posso seguir e acompanhar assuntos e pessoas que pensam e escrevem coisas que podem me ajudar em minha pesquisa.

Enfatizei na minha apresentação oral três ferramentas do meu portfólio que foram e ainda são muito úteis para a minha pesquisa pois lá estão as minhas produções de 2013, ano em que fiz o curso “As redes sociais antes e depois da Internet”, com meu hoje orientador Nilton Bahlis dos Santos: (1) o “Scoop it”, um site que permite fazer a curadoria de temas de meu interesse. Nele publiquei todos os textos usados em sala de aula que julguei interessantes e que podiam fazer parte da minha pesquisa. Essa ferramenta de curadoria também é uma rede social e nela sigo, por exemplo, o filósofo Pierre Lévy que compartilha muita coisa interessante na minha área de estudos. (2) Falei rapidamente do “Slideshare” onde posso deixar as apresentações em power point (ou prezi) que faço. (3) Apresentei ainda o “Academia Edu” onde coloquei dois textos que publiquei, frutos do trabalho em colaboração com o professor Nilton B. Santos e outros colegas de turma, utilizando a ferramenta do Google Doc.

No entanto, a ferramenta do meu portfólio que quis dar mais atenção é “Evernote”. Ela é um aplicativo que posso instalar tanto em meu celular quanto em meu desktop. Tudo que o faço no celular é automaticamente sincronizado no desktop e vice versa. Eu o utilizo como caderno de campo onde faço minhas anotações. Posso gravar, tirar fotos e, se quiser, publicar em forma de livro, utilizando uma outra ferramenta em nuvem que hoje faz integração com o Evernote, o “Widbook”.

Por fim, embora pareça, não sou do tipo que utiliza apenas as tecnologias da Internet. Sou sim do tipo que imprime textos para poder ler mais confortavelmente e que escreve em cadernetas. Adoro escrever à mão, pegar no papel, misturar as cores das canetas. Esse é também o meu lado lúdico.

Finalizei minha apresentação cantando uma música do Paulinho da Viola, “14 anos”, em que ele faz alusão ao pai quando este dizia a ele que fazer música não levava a nada e que era preciso que ele tivesse uma profissão para “ser alguém na vida”. Tomei as suas palavras para falar de minha mãe que sempre me dizia isso e que no fim, três semanas antes de seu falecimento, me disse: “volta para música minha filha”. Ela disse isso porque eu tinha parado de estudar canto (que também exige dedicação e muita prática) para poder me concentrar, pelo menos nesse primeiro semestre, nos estudos do doutorado.

Como disse a professora Denise, presente na ocasião, nada impede que eu faça as duas coisas, cantar e estudar. Elas se completam e não preciso sacrificar uma pela outra. E é exatamente isso que farei. No próximo semestre estarei cursando o segundo período do doutorado no PPGICS e também voltando a estudar música na Escola Portátil de Música que funciona na Urca, aos sábados.

Sobre abax

Esse blog foi feito para refletir sobre como as novas tecnologias da comunicação e da informação da Internet - aqui chamadas de Tecnologias Interativas - podem ajudar o homem a estar no mundo e a fazer Ciência no século XXI? Interesses: Interação-homem-máquina Cognição Construção do conhecimento científico Ferramentas Interativas da Internet

Tem algo para dizer?

Conexão África

Um blog dedicado à musica africana: uma viagem pelo continente africano, sua diversidade e sua riqueza (Rádio Kaxinawá - FM 100.1)

Blog da Boitempo

Aqui você pode encontrar informações dos livros e eventos realizados pela editora Boitempo. E, principalmente, pode interagir e ajudar na construção da editora que ousou ter uma cara e conquistou seu espaço produzindo livros de qualidade

Bernard Thomasson

journaliste, écrivain, voyageur, marathonien

Júlio Hermann

Brazilian writer and journalist.

sonia hirsch

jornalista e escritora focada em promoção da saúde

Innovations in Scholarly Communication

Changing Research Workflows

Sociologia Associativa

Laboratório de Sociologia dos Processos de Associação (LaSPA)

Entendendo o Corpo e a Dor by Tati Pilates

Por que a dor aparece? O que ela quer nos dizer? Como posso me curar?

compartilhandohistorias

Just another WordPress.com site

Naiara Bertão

Hub de notícias, pensamentos e dicas sobre jornalismo, mídias digitais, finanças, economia, sustentabilidade, inovação e empreendedorismo

Revolução dos Índigos e Cristais

Eles estão chegando para ajudar na transformação social, educacional, familiar e espiritual de todo o planeta, independente das fronteiras e de classes sociais. São como catalisadores para desencadear as reações necessárias para as transformações. As pessoas despertas acordarão como de um sonho com seus centros de energia totalmente abertos, livres do véu do esquecimento, tanto pessoal quanto planetário, pertinentes à terceira dimensão. As pessoas começarão a se reconectar com suas origens e propósitos da alma, que é o retorno da Consciência Crística para o planeta. Um novo campo de percepção está disponível para aqueles que aprenderem a ver as coisas de uma outra forma.

#CódigoAbierto_CC

Tecnopolítica, cultura libre, redes, comunicación, postperiodismo. El blog de Bernardo Gutiérrez (@bernardosampa)

Centelha

Um pouco de vida

Pesquisa Educação

Renata Aquino, doutora em educação e tecnologia

TED Blog

The TED Blog shares interesting news about TED, TED Talks video, the TED Prize and more.

L:I.S.T.A

Laboratório de Pesquisas em Interações Sociotecnicoambientais

The Scholarly Kitchen

What’s Hot and Cooking In Scholarly Publishing

un blog, des blogs

Et le Metablog fut

