Aplicativos móveis para compartilhar documentos

Todos os anos, a Tecnology Review, revista editada pelo MIT (Massachusetts Institute of Tecnology), publica sua lista com as 10 tecnologias do futuro. Ressalto aqui uma das tecnologias apontadas por eles nesse ano de 2014: os aplicativos móveis, usados através do celular ou de tablets, que permitem trabalhar em documentos na nuvem.

Esses aplicativos, segundo a revista, estariam em vias de revolucionar as relações e as práticas profissionais. Hoje mais do que antes está aumentando o uso do smarphone em todo o mundo e no Brasil não é diferente. Segundo estudo Panorama do Brasil na Internet, realizado pela F/Nazca Saatchi & Saatchi em parceria com o Datafolha, existem atualmente 43 milhões de brasileiros que utilizam dispositivos móveis, uma tendência em crescimento.

Percebe-se um aumento da oferta de software de produtividade. São softwares que permitem criar, editar e compartilhar documentos em dispositivos móveis. Como exemplo podemos citar alguns como: Quip, Quickoffice, Box, Dropbox, CloudOn.  Esse tipo de tecnologia, chamada de Web 2.0, além de permitir trabalhar em qualquer lugar, com acesso wifi ou Internet banda larga, permite que isso seja feito entre várias pessoas ao mesmo tempo, no mesmo documento. Isso é importante porque todos podem propor mudanças, fazer comentários e conversar sobre o que estão fazendo via texto ou hanghout. Caso haja uma pane no wi-fi ou banda larga, as pessoas podem continuar a trabalhar off-line e uma vez a conexão estabilizada, o aplicativo sincroniza as contribuições de todos, permitindo que trabalhem sempre na mesma versão do documento. Toda mudança feita pelos diferentes usuários podem ser checadas, rastreadas, alteradas.e recuperadas – caso alguém tenha por engano apagado alguma informação.

Um aspecto importante a ser notado no uso de ferramentas interativas no âmbito do trabalho em grupo, como apontam os editores da revista, é o fato da comunicação ser parte e parcela integrante da escrita colaborativa. As trocas de mensagens, anotações, comentários e discussões entre os colaboradores ficam registradas no texto e não se perdem. Isso pode ter tanto valor quanto o próprio conteúdo pois mostra o processo de construção coletiva do conhecimento (LEVY, 1993). Essa troca de comunicação, sem intermediários, de todos para todos, pode manter a equipe interessada no trabalho, informar os participantes que aderirem ao processo mais tarde, e desencadear novas idéias. Como diz o pesquisador Nilton Bahlis dos Santos, coordenador do Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (NEXT) do ICICT/FIOCRUZ, essas tecnologias de tipo Web 2.0 criaram novas possibilidades de colaboração ao viabilizarem um outro tipo de processo de comunicação, não como transmissão de mensagem ou de “disseminação” de conteúdo, mas como processo de sincronização entre diferentes e múltiplos agentes a partir de suas particularidades e constrições específicas (SANTOS, 2009).

Ao incorporar fluxos de mensagens sobre o trabalho que está sendo criado, esses aplicativos nos mostram que agora muitas comunicações estão sendo feitas de forma breve, informais e rápidas.

Um tempo novo já é realidade para as comunicações e interações no mundo empresarial e corporativo. Será que podemos dizer o mesmo quanto as universidades e os centros de pesquisa?

Referências

10 Breakthrough tecnologies, 2014. Tecnologie Review. MIT, 2014. http://www.technologyreview.com/lists/technologies/2014/ Acessado em 27 julho 2014

Data Folha. 43 milhões de brasileiros acessam internet por dispositivos móveis. MERCADO – 21/01/2014. http://datafolha.folha.uol.com.br/mercado/2014/01/1400618-43-milhoes-de-brasileiros-acessam-internet-por-dispositivos-moveis.shtml Acessado em 27 julho 2014

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro, Ed. 34, 1993.

SANTOS, NB. Para uma revisão dos conceitos de Informação e Comunicação na Sociedade da Informação In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 14. Anais. Rio de Janeiro: CBS, 2009. Disponível em:  http://arquivos.next.icict.fiocruz.br/sites/arquivos.next.icict.fiocruz.br/files/Congresso%20Brasileiro%20de%20Sociologia2009.pdf Acessado em 27 julho 2014.

Anúncios

Sobre abax

Esse blog foi feito para refletir sobre como as novas tecnologias da comunicação e da informação da Internet - aqui chamadas de Tecnologias Interativas - podem ajudar o homem a estar no mundo e a fazer Ciência no século XXI? Interesses: Interação-homem-máquina Cognição Construção do conhecimento científico Ferramentas Interativas da Internet

Tem algo para dizer?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Conexão África

Um blog dedicado à musica africana: uma viagem pelo continente africano, sua diversidade e sua riqueza (Rádio Kaxinawá - FM 100.1)

Blog da Boitempo

Aqui você pode encontrar informações dos livros e eventos realizados pela editora Boitempo. E, principalmente, pode interagir e ajudar na construção da editora que ousou ter uma cara e conquistou seu espaço produzindo livros de qualidade

Bernard Thomasson

journaliste, écrivain, voyageur, marathonien

Júlio Hermann

Brazilian writer and journalist.

sonia hirsch

jornalista e escritora focada em promoção da saúde

Innovations in Scholarly Communication

Changing Research Workflows

Sociologia Associativa

Laboratório de Sociologia dos Processos de Associação (LaSPA)

Entendendo o Corpo e a Dor by Tati Pilates

Por que a dor aparece? O que ela quer nos dizer? Como posso me curar?

compartilhandohistorias

Just another WordPress.com site

Naiara Bertão

Hub de notícias, pensamentos e dicas sobre jornalismo, mídias digitais, finanças, economia, sustentabilidade, inovação e empreendedorismo

Revolução dos Índigos e Cristais

Eles estão chegando para ajudar na transformação social, educacional, familiar e espiritual de todo o planeta, independente das fronteiras e de classes sociais. São como catalisadores para desencadear as reações necessárias para as transformações. As pessoas despertas acordarão como de um sonho com seus centros de energia totalmente abertos, livres do véu do esquecimento, tanto pessoal quanto planetário, pertinentes à terceira dimensão. As pessoas começarão a se reconectar com suas origens e propósitos da alma, que é o retorno da Consciência Crística para o planeta. Um novo campo de percepção está disponível para aqueles que aprenderem a ver as coisas de uma outra forma.

#CódigoAbierto_CC

Tecnopolítica, cultura libre, redes, comunicación, postperiodismo. El blog de Bernardo Gutiérrez (@bernardosampa)

Centelha

Um pouco de vida

Pesquisa Educação

Renata Aquino, doutora em educação e tecnologia

TED Blog

The TED Blog shares interesting news about TED, TED Talks video, the TED Prize and more.

L:I.S.T.A

Laboratório de Pesquisas em Interações Sociotecnicoambientais

The Scholarly Kitchen

What’s Hot and Cooking In Scholarly Publishing

un blog, des blogs

Et le Metablog fut

%d blogueiros gostam disto: