Ciência Aberta: Guia em evolução sobre como a Internet está mudando a pesquisa, a colaboração e a publicação acadêmica.

Crédito da Imagem: Opensourceway (CC BY-SA)

Crédito da Imagem: Opensourceway (CC BY-SA)

Uma mudança cultural no modo como a ciência pode ser feita está em curso como resultado da rápida difusão da Internet em quase todos os setores de nosso dia-a-dia. Há uma nova abordagem para a criação de conhecimento e sua difusão chamada, em inglês, de Open Science (Ciência Aberta). Pode-se vê-la como um termo genérico para um movimento que defende o uso sustentável das modernas tecnologias da comunicação para a criação de uma cultura científica mais transparente, acessível e colaborativa.

Em um esforço para retratar o atual discurso sobre Ciência Aberta, foram coletadas 26 contribuições de estudiosos que trabalham nos domínios da Ciência Aberta e da Ciência 2.0 para a coleção Opening Science – The Evolving Guide on How the Internet is Changing Research, Collaboration and Scholarly Publishing

O livro é dividido em quatro seções orientadoras: Básico e Pano de Fundo, Ferramentas, Visões, Cases, Receitas e Como Fazer. Entre outros temas, as seções apresentam contribuições sobre comunicação Open Science, medidas inovadoras para o impacto científico, formatos de publicação dinâmicas e direitos de propriedade intelectual, todos fornecendo insights para um campo multi-facetado que irão manter os investigadores, decisores políticos e codificadores na esfera acadêmica ocupados por muito tempo.

Em geral, os capítulos servem para estabelecer um entendimento comum sobre quais são as mudanças atuais em pesquisa e ciência, como as ferramentas e aplicações de software on-line podem apoiar e contribuir na rotina diária de um pesquisador, e propõem um modelo para um sistema de visão científica na era digital.

O livro tem como objetivo antecipar as mudanças atuais na prática científica e oferecer um panorama inicial das diversas áreas tocadas por este ambiente científico em mutação. Os autores do projeto acreditam ainda que a ‘pesquisa sobre a pesquisa “é necessária, a fim de tomar decisões informadas sobre um tópico que possui um enorme potencial de impacto social. Isso se aplica especialmente aos novos sistemas de publicação, colaboração, medidas de impacto, e financiamento da pesquisa.

Não sem razão, o livro é tido como um guia em evolução. O livro e seu conteúdo evolui com o tempo e pretende oferecer continuamente um instantâneo up-to-date de como a Internet muda a pesquisa, a colaboração e a publicação acadêmica. Todos são convidados a editar e adicionar partes onde achar que é necessário. Todo conteúdo submetido é mediado pelos editores.

Os editores também estão abertos para receber sugestões de novos capítulos, ideias ou comentários pois acreditam fortemente que o tema vai aumentar em importância e em breve vai chegar a um público mais vasto.

O livro todo pode ser lido on-line, uma vez que é publicado sob a licença CC-BY. Existe também uma versão editável no GitHub. Qualquer pessoa pode ler, comentar e editar o livro.

Para editar o livro, você tem que seguir um simples processo em duas etapas:

Passo um: fazer login no Github

Como o livro está hospedado no GitHub para você editá-lo é preciso criar uma conta GitHub para salvar as alterações. Basta ir ao GitHub.com e se inscrever para uma conta gratuita e permanecer online enquanto você edita o livro.

Passo dois: enviar um pedido de edição

Uma vez que você estiver logado no GitHub você é livre para editar e comentar o livro. Vá para o capítulo que você deseja editar e clique em “Enviar Editar Request”. Isto irá abrir um editor de conteúdo chamado prose.io. O livro inteiro é definido em uma versão do Markdown (aqueles que não estão familiarizados com a sintaxe Markdown pode encontrar uma introdução aqui). Depois de editado o livro, você pode clicar no botão salvar na direita e suas alterações serão submetidas aos editores.

Repetindo o link para o livro (em inglês): http://www.openingscience.org/get-the-book/

Sobre os autores do projeto:

Benedikt Fecher do German Institute for Economic Research (DIW Berlin) é doutorando no Humboldt Institute for Internet and Society (Alemanha). O foco de seu trabalho é a participação em Projetos de Ciência Aberta.

Sönke Bartling é chefe de um grupo de trabalho em oncoterapia, personalizada e intervencionista, pesquisador em ciências de imagens médicas (CT de raios-X /) no German Cancer Research Center em Heidelberg e radiologista na University Medical Center in Mannheim, ambos na Alemanha.

Dr. Sascha Friesike um pós-doutorando no Humboldt Insitute for Internet and Society na área de pesquisa de inovação habilitada para internet. Ele tem um PhD em Tecnologia e Gestão da Inovação pela Universidade de St. Gallen. Antes, estudou engenharia econômica no TU Berlin.

Tradução livre dehttp://blogs.lse.ac.uk/impactofsocialsciences/2014/02/19/opening-science-the-evolving-guide/

Anúncios

Sobre abax

Esse blog foi feito para refletir sobre como as novas tecnologias da comunicação e da informação da Internet - aqui chamadas de Tecnologias Interativas - podem ajudar o homem a estar no mundo e a fazer Ciência no século XXI? Interesses: Interação-homem-máquina Cognição Construção do conhecimento científico Ferramentas Interativas da Internet

Tem algo para dizer?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Conexão África

Um blog dedicado à musica africana: uma viagem pelo continente africano, sua diversidade e sua riqueza (Rádio Kaxinawá - FM 100.1)

Blog da Boitempo

Aqui você pode encontrar informações dos livros e eventos realizados pela editora Boitempo. E, principalmente, pode interagir e ajudar na construção da editora que ousou ter uma cara e conquistou seu espaço produzindo livros de qualidade

Bernard Thomasson

journaliste, écrivain, voyageur, marathonien

Júlio Hermann

Brazilian writer and journalist.

sonia hirsch

jornalista e escritora focada em promoção da saúde

Innovations in Scholarly Communication

Changing Research Workflows

Sociologia Associativa

Laboratório de Sociologia dos Processos de Associação (LaSPA)

Entendendo o Corpo e a Dor by Tati Pilates

Por que a dor aparece? O que ela quer nos dizer? Como posso me curar?

compartilhandohistorias

Just another WordPress.com site

Naiara Bertão

Hub de notícias, pensamentos e dicas sobre jornalismo, mídias digitais, finanças, economia, sustentabilidade, inovação e empreendedorismo

Revolução dos Índigos e Cristais

Eles estão chegando para ajudar na transformação social, educacional, familiar e espiritual de todo o planeta, independente das fronteiras e de classes sociais. São como catalisadores para desencadear as reações necessárias para as transformações. As pessoas despertas acordarão como de um sonho com seus centros de energia totalmente abertos, livres do véu do esquecimento, tanto pessoal quanto planetário, pertinentes à terceira dimensão. As pessoas começarão a se reconectar com suas origens e propósitos da alma, que é o retorno da Consciência Crística para o planeta. Um novo campo de percepção está disponível para aqueles que aprenderem a ver as coisas de uma outra forma.

#CódigoAbierto_CC

Tecnopolítica, cultura libre, redes, comunicación, postperiodismo. El blog de Bernardo Gutiérrez (@bernardosampa)

Centelha

Um pouco de vida

Pesquisa Educação

Renata Aquino, doutora em educação e tecnologia

TED Blog

The TED Blog shares interesting news about TED, TED Talks video, the TED Prize and more.

L:I.S.T.A

Laboratório de Pesquisas em Interações Sociotecnicoambientais

The Scholarly Kitchen

What’s Hot and Cooking In Scholarly Publishing

un blog, des blogs

Et le Metablog fut

%d blogueiros gostam disto: