Avaliação pessoal Doutorado Fiocruz_2015.1

Durante esse um ano e meio de doutorado, a orientanda Alessandra dos Santos cumpriu todos os créditos obrigatórios dos dois primeiros períodos e cumpre ainda as disciplinas oferecidas neste primeiro período de 2015; ela participou das reuniões de orientação com seu grupo de pesquisa e das atividades nas redes sociais e nos dispositivos de interação virtual do Next; além de ter feito vários avanços teórico-metodológicos como pesquisadora e futura acadêmica.

Dentro do grupo de pesquisa do NEXT ela foi responsável pela submissão de projetos para o PIBIC/ICICT/Fiocruz, sendo co-orientadora de dois candidatos que se revezaram no projeto Publicação científica 2.0: inovação, produção do conhecimento e acesso à saúde na web social: Leonardo Teixeira (agosto 2014 – março 2015), que foi substituído por Rebecca Hodesh Muniz de Souza Rozas (abril 2015 – julho 2015). Alessandra também participou como ouvinte do Seminário internacional sobre Ciência Aberta, em agosto de 2014, no IBICT, RJ. Isso a possibilitou contatar pessoas e se aproximar de temas de estudo importantes para sua pesquisa de doutorado. Na ocasião cursou ainda as oficinas oferecidas e conheceu softwares e ferramentas computacionais usadas por pesquisadores para agilizar o trabalho de pesquisa e facilitar a colaboração. Trabalhou na elaboração de artigos em colaboração com outros pesquisadores do NEXT e apresentou o trabalho Novas mídias como arquitetura pedagógica: a experiência do NEXT/Fiocruz, em coautoria com Nilton Bahlis dos Santos e sua co-orientadora, Dra Beatriz Cintra Martins, no VIII Simpósio Nacional da ABCiber (Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura), organizado pelo ESPM Media Lab e realizado na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em dezembro de 2014, em São Paulo.

Nesse primeiro período de 2015, Alessandra foi uma das tutoras do curso “Oito Temas para se pensar a Ciência, a Sociedade e as Redes na Era da Complexidade” oferecido pelo NEXT no PPGICS, onde apresentou as aulas: “A revolução do biocoding: a filosofia de apropriação da tecnologia ligada a bioengenharia pelo cidadão comum”; “Sujeito múltiplo em tempos de redes sociotécnicas” e “Novas formas de produção e acesso ao conhecimento científico” Teve também 4 trabalhos aprovados para apresentação oral no congresso da Abrasco 2015, sendo um como autora principal e três como co-autora. No momento está planejando e organizando o Curso de Inverno 2015 ‘Oficina Andando nas Nuvens’, que acontecerá no Instituto Oswaldo Cruz em julho, no qual será uma das professoras responsáveis junto com outras orientandas. O curso é voltado para alunos de graduação e seu objetivo é apresentar algumas referências teorico-metodológicas do NEXT, sobre a Internet e as Redes Sociais e oferecer oficinas sobre ferramentas interativas e colaborativas para o uso pessoal e acadêmico.

Alessandra trabalha também em um projeto, aprovado pela CAPES, onde foi coautora, junto com Beatriz Cintra e Nilton Bahlis dos Santos, (CHAMADA MCTI/CNPQ/MEC/CAPES Nº 22/2014), para fazer o Projeto Revista Para-Acadêmica (PRPA), que virá a ser o produto que irá apresentar em sua tese. As reuniões de discussão sobre a política editorial e o conteúdo da revista já começaram e pretende usar os trabalhos finais do curso 8 Temas para uma reflexão mais concreta, sobre a possibilidade da criação dessa revista, publicando um número zero.

Seu interesse pelas áreas de edição científica e pelo uso de novas tecnologias em sala de aula, lhe rendeu um convite para compor a Comissão Científica e de avaliação do IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão que será realizado no período de 29 a 30 de junho de 2015, na UERJ.

Anúncios

Sobre abax

Esse blog foi feito para refletir sobre como as novas tecnologias da comunicação e da informação da Internet - aqui chamadas de Tecnologias Interativas - podem ajudar o homem a estar no mundo e a fazer Ciência no século XXI? Interesses: Interação-homem-máquina Cognição Construção do conhecimento científico Ferramentas Interativas da Internet

Tem algo para dizer?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Conexão África

Um blog dedicado à musica africana: uma viagem pelo continente africano, sua diversidade e sua riqueza (Rádio Kaxinawá - FM 100.1)

Blog da Boitempo

Aqui você pode encontrar informações dos livros e eventos realizados pela editora Boitempo. E, principalmente, pode interagir e ajudar na construção da editora que ousou ter uma cara e conquistou seu espaço produzindo livros de qualidade

Bernard Thomasson

journaliste, écrivain, voyageur, marathonien

Júlio Hermann

Brazilian writer and journalist.

sonia hirsch

jornalista e escritora focada em promoção da saúde

Innovations in Scholarly Communication

Changing Research Workflows

Sociologia Associativa

Laboratório de Sociologia dos Processos de Associação (LaSPA)

Entendendo o Corpo e a Dor by Tati Pilates

Por que a dor aparece? O que ela quer nos dizer? Como posso me curar?

compartilhandohistorias

Just another WordPress.com site

Naiara Bertão

Portfólio e insights da jornalista Naiara Bertão

Revolução dos Índigos e Cristais

Eles estão chegando para ajudar na transformação social, educacional, familiar e espiritual de todo o planeta, independente das fronteiras e de classes sociais. São como catalisadores para desencadear as reações necessárias para as transformações. As pessoas despertas acordarão como de um sonho com seus centros de energia totalmente abertos, livres do véu do esquecimento, tanto pessoal quanto planetário, pertinentes à terceira dimensão. As pessoas começarão a se reconectar com suas origens e propósitos da alma, que é o retorno da Consciência Crística para o planeta. Um novo campo de percepção está disponível para aqueles que aprenderem a ver as coisas de uma outra forma.

#CódigoAbierto_CC

Tecnopolítica, cultura libre, redes, comunicación, postperiodismo. El blog de Bernardo Gutiérrez (@bernardosampa)

Centelha

Um pouco de vida

Pesquisa Educação

Renata Aquino, doutora em educação e tecnologia

TED Blog

The TED Blog shares interesting news about TED, TED Talks video, the TED Prize and more.

L:I.S.T.A

Laboratório de Pesquisas em Interações Sociotecnicoambientais

The Scholarly Kitchen

What’s Hot and Cooking In Scholarly Publishing

un blog, des blogs

Et le Metablog fut

%d blogueiros gostam disto: